Análise de F1 - O Filme
Tivemos a oportunidade de assistir F1, filme dirigido por Joseph Kosinski e intitulado por muitos como "Top Gun sobre rodas", e temos que admitir: o nível de realismo e imersão do filme é exatamente tudo aquilo que estão dizendo.
- Categoria: Critica de Filmes
- Publicação: 21/06/2025 08:01
- Autor: Tiago Bazani
Com estreia nos cinemas prevista para o dia 26 de junho, o filme se destaca pelo primor técnico e pelo nível de realismo em suas cenas, que foram rodadas nos bastidores de corridas reais. Com carros adaptados, câmeras na pista e tudo voltado para a gravação em IMAX, assistir nos cinemas com esta tecnologia é um espetáculo à parte, e para quem for ao cinema não será difícil voltar para casa ouvindo "Whole Lotta Love", do Led Zeppelin, sentindo-se o próprio Brad Pitt até mesmo se estiver parado no trânsito da marginal. Aliás, atuação impecável do ator, que chegou a dirigir de verdade sob supervisão de Lewis Hamilton, que trabalhou como produtor técnico.
A história mostra um momento da vida de Sonny Hayes (Brad Pitt), um ex-piloto aposentado que retorna às pistas após o pedido de seu amigo Ruben (Javier Bardem), encontrando sem nenhuma pretensão a famosa oportunidade de redenção. O enredo até possui tramas previsíveis, como o interesse amoroso que permite ao protagonista mostrar que está em plena forma aos 61 anos, além de sua rivalidade com o novato Joshua Pearce (Damson Idris), mas a atuação carismática de Pitt e Idris sustenta o filme nessa construção de uma jornada ambígua de rivalidade e respeito.
Com sequências de corrida intensas e a participação de pilotos reais como Leclerc e Norris, a experiência visceral é um deleite para fãs de Fórmula 1, saudosistas de Senna brilhando na chuva, ou pessoas que cresceram assistindo corridas em família aos domingos. Apesar de possuir um enredo simples e artesanal, trata-se de um primor técnico durante quase três horas, e pode ser uma introdução empolgante tanto para novatos no automobilismo quanto para quem está descobrindo filmes do gênero.
Leia Mais
13/10/2025 18:40
Análise "O Massacre da Serra Elétrica" (1974)'
TENSO E ATERRORIZANTE A MAIS DE 50 ANOS
06/10/2025 23:29
OS FILMES LGBTQIAPN+ NA HISTÓRIA DO CINEMA
28/09/2025 21:29
O INÍCIO DO TERROR NO CINEMA
28/09/2025 18:33
Análise do filme Harpoon (2019)
26/09/2025 16:53
Análise Zaitochi: a vivência de um espadachim
Franquia japonesa narra os caminhos de um fictício guerreiro que perdeu a visão ainda na infância