Impedido de entrar nos EUA, Hugo Calderano fica fora do WTT Grand Smash em Las Vegas
O brasileiro Hugo Calderano, atual número 3 do ranking mundial de tênis de mesa, não pôde disputar o WTT Grand Smash, que teve início nesta quinta-feira (3) em Las Vegas, nos Estados Unidos.
- Categoria: Tênis
- Publicação: 03/07/2025 20:05
- Autor: Crystian Felipe Godoy
O brasileiro Hugo Calderano, atual número 3 do ranking mundial de tênis de mesa, não pôde disputar o WTT Grand Smash, que teve início nesta quinta-feira (3) em Las Vegas, nos Estados Unidos. O atleta foi impedido de entrar no país devido a uma restrição migratória ligada a uma viagem anterior a Cuba.
Com dupla cidadania — brasileira e portuguesa —, Calderano costuma utilizar o passaporte europeu para ingressar em solo americano por meio do Programa de Isenção de Visto (Visa Waiver Program), que permite a entrada com autorização via ESTA (Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem). No entanto, uma visita feita a Cuba em 2023, para competir no Campeonato Pan-Americano e no torneio classificatório para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, tornou-o inelegível para esse benefício, de acordo com as regras atuais do governo dos EUA.
Após ser informado da proibição, o atleta tentou obter um visto de emergência, com apoio tanto da Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos quanto do Comitê Olímpico do país. Apesar de ter conseguido agendar a entrevista para o visto, não houve disponibilidade para a realização da reunião consular antes do início do torneio, o que inviabilizou sua participação.
Em nota divulgada no site oficial, Calderano lamentou a ausência na competição.
“Segui o mesmo protocolo das outras viagens que fiz aos Estados Unidos com meu passaporte português. Toda a equipe se mobilizou para conseguir o visto emergencial, mas, infelizmente, o tempo foi insuficiente. É frustrante ficar fora de um dos torneios mais importantes da temporada por um motivo alheio à minha vontade, especialmente vindo de resultados tão positivos”, declarou.
fonte:Infomoney
Leia Mais
13/10/2025 18:40
Análise "O Massacre da Serra Elétrica" (1974)'
TENSO E ATERRORIZANTE A MAIS DE 50 ANOS
06/10/2025 23:29
OS FILMES LGBTQIAPN+ NA HISTÓRIA DO CINEMA
28/09/2025 21:29
O INÍCIO DO TERROR NO CINEMA
28/09/2025 18:33
Análise do filme Harpoon (2019)
26/09/2025 16:53
Análise Zaitochi: a vivência de um espadachim
Franquia japonesa narra os caminhos de um fictício guerreiro que perdeu a visão ainda na infância